fbpx

Manual do ciclista iniciante.

Baixe grátis (direto no seu e-mail).

Este PDF reúne de maneira estruturada as respostas para as dúvidas mais comuns de quem está iniciando no mundo do ciclismo.

Daniel Bagdeve

Daniel Bagdeve

Em 2013 a bicicleta foi uma ferramenta de transformação na minha vida, eu estava obeso e doente, e tudo que eu queria era poder brincar/carregar/cuidar da minha filha recém nascida, mas meu estado físico não permitia. Em um ano a bicicleta me ajudou perder 20 quilos, deixar remédios e tratamentos, parei de sofrer de dores e pude curtir 100% a minha filha. Desde então tenho me dedicado a levar essa transformação para a vida do máximo de pessoas possível. Já fiz parte do Bike Anjo, já dei diversas palestras sobre os benefícios da bicicleta, educação no trânsito e manutenção básica da bicicleta. Neste processo deixei a carreira na área de informática e atualmente me dedico em tempo integral à minha empresa que é uma Escola de Bicicleta através da qual ensino pessoas a pedalar e treino iniciantes para o trânsito e cicloviagens.

Daniel Bagdeve

Te ensino a pedalar em 4 aulas.

Daniel Bagdeve ajuda pessoas que desejam aprender a pedalar ou precisam melhorar aspectos como equilíbrio, uso das marchas ou medo de trafegar nas ruas junto com os carros , entre outros. Ele ajuda seus alunos a realizar o primeiro pedal de 100 km em 3 meses e a primeira cicloviagem de 3 dias em 1 ano de preparação.

Resumo das ações realizadas por Daniel Bagdeve em prol do uso da bicicleta.

Movimento Pedale Seguro.

“Atendemos cerca de 1500 pessoas no primeiro de trabalho.”

Em 2013 Daniel com a ajuda de voluntários começou em Salvador um movimento intitulado Pedale Seguro com o objetivo de apoiar ciclistas iniciantes que desejavam começar a pedalar nas ruas ou na estrada, fazer  sua primeira trilha ou cicloviagem ou ainda aprender como fazer reparos de emergência na bicicleta atendendo no primeiro ano de trabalho aproximadamente 1500 pessoas.

Implantação do Bike Anjo em Salvador.

“Foram 3 anos e meio com ações toda semana.”

Em 2014 Daniel Bagdeve participou da implantação do Bike Anjo em Salvador. Projeto nascido em São Paulo com o objetivo de ensinar a pedalar através de trabalho voluntário. Durante 3 anos e meio Daniel coordenou as ações deste projeto. Muitas com o apoio de empresas privadas como o Itaú e da Prefeitura através do Movimento Salvador Vai de Bike.

Oficina para Motoristas de ônibus.

“Foram capacitados 1000 motoristas de ônibus para compartilharem as ruas com pessoas que pedalam.”

Em 2014 à convite da Prefeitura de Salvador Daniel foi um dos palestrantes em uma oficina que capacitou 1000 motoristas de ônibus para compartilhar as ruas com pessoas que pedalam de forma mais segura e harmoniosa. Nas diversas garagens de ônibus visitadas, além das palestras, foram feitas dinâmicas onde os motoristas podiam literalmente sentir na pele com é ter um veículo de grande porte, como um ônibus, passando a seu lado enquanto eles pedalavam. Mesmo sendo feito com toda segurança possível, era comum ouvir dos motoristas relatos sobre como se sentiram vulneráveis durante a atividade gerando assim mais empatia pelas pessoas que pedalam nas ruas. Está oficina teve apoio de empresas privadas como o Itaú e da Prefeitura através do Movimento Salvador Vai de Bike.

Pedala Ribeira.

“O evento trouxe nomes conhecidos no contexto nacional para falar ao público do subúrbio ferroviário de Salvador.”

Em 2015 Daniel Bagdeve Ajudou a produzir o evento realizado pelo Aromeiazero com o objetivo de fomentar o uso da bicicleta no subúrbio ferroviário de Salvador. O evento aconteceu no bairro da Ribeira trazendo nomes conhecidos no cenário nacional para falar ao público além de várias atrações como oficinas de desenho e brincadeiras para as crianças, reparo gratuito de bicicletas e apresentações artísticas. Este evento contou com o apoio do Itaú e da Prefeitura através do Movimento Salvador Vai de Bike.

Palestras sobre segurança no trânsito para quem pedala.

“A palestra aborda segurança no trânsito e desafios para quem pedala na cidade.”

Entre 2014 e 2015 Daniel realizou palestras sobre segurança no trânsito para quem pedala abordando assuntos como o código de trânsito, condução defensiva, melhores práticas e como lidar com situações desfavoráveis para a bicicleta tendo em vista que o sistema viário foi planejado pensando em primeiro lugar nos veículos motorizados trazendo diversos desafios para quem pedala pela cidade. Esta palestra foi repetida diversas vezes para grupos diferentes de pessoas.

Aplicação de questionários em Salvador.

“Foram entrevistados 5.012 ciclistas.”

Em 2015 a convite da Transporte Ativo Daniel coordenou a aplicação dos questionários em Salvador da pesquisa sobre o perfil do ciclista brasileiro. Nesta ação foram entrevistados 5.012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileira o que resultou na primeira pesquisa brasileira sobre o perfil dos ciclistas urbanos com abrangência nacional.

 

Ações educativas em diversos bairros.

“Aconteceu uma ação por semana durante 6 meses.”

Entre 2015 e 2016 Daniel coordenou projeto financiando pelo Itaú com apoio da Prefeitura através do Movimento Salvador Vai de Bike por meio do qual foram realizadas ao longo de 6 meses ações educativas todas as semanas em diversos bairros da cidade. Este projeto contou com a participação do voluntários do Bike Anjo que receberam ajuda de custo para transporte e e alimentação bem como todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades como bicicletas, cones, sinalização de trânsito, entre outros.

Vila Infantil Itaú.

“Serviço disponível para a população durante todos os dias do Carnaval por 2 anos seguidos.”

Durante os carnavais de 2015 e 2016 Daniel coordenou ações educativas para crianças realizadas na Praça do Campo Grande. Durante todos os dias de carnaval foram oferecidos gratuitamente para a população um circuito educativo e uma escolinha para aprender a pedalar. Estas ações foram financiadas pelo Itaú e tiveram o apoio da Prefeitura através do Movimento Salvador Vai de Bike. A execução contou com o apoio de voluntários do Bike Anjo que receberam ajuda de custo para transporte e alimentação bem como todo material necessário para a realização das atividades tais como cones e bicicletas, entre outros.

Concurso Ciclo Fotográfico

“A melhores fotos feitas durante a pedalada valeram prêmios em dinheiro.”

Em 2017 Daniel coordenou a realização de duas edições do Concurso Ciclo Fotográfico, que tinha como objetivo incentivar as pessoas a pedalar e ao mesmo tempo valorizar áreas da cidade como o Centro Histórico e Subúrbio Ferroviário. Os ganhadores receberam premiação em dinheiro para as melhores fotos realizadas durante a pedalada. Está ação contou com verba do Itaú e apoio da Prefeitura através da Saltur e Movimento Salvador Vai de Bike.

Fórum Vida no Trânsito.

“Aconteceu uma ação por semana durante 6 meses.”

Em 2018 a convite do Detran e Transalvador Daniel participou da mesa do Fórum Vida no Trânsito onde falou ao público sobre as necessidades e desafios de quem pedala pela cidade. A mesa foi composta por representantes do Detran, Transalvador, Associação dos Motociclistas, entre outras personalidades vinculadas a mobilidade urbana e na plateia tiveram a oportunidade de falar representantes da associação de ciclistas da cidade.

Bike Comunidade.

“Falamos sobre como empreender com a bicicleta e como fazer a manutenção básica de baixo custo.”

Em 2021 a convite da Prefeitura através do Movimento Salvador Vai de Bike, Daniel fez palestras para comunidades como São Caetano, Massaranduba e Cajazeiras, entre outras, que estavam recebendo bicicletas com o objetivo de gerar renda ou utilizá-las como meio de transporte. Durante as palestras Daniel abordou assuntos como empreender utilizando a bicicleta e manutenção básica de baixo custo.

Assista o vídeo dos bastidores do evento em Cajazeiras:

Reproduzir vídeo
Festival da Bicicleta.

“A minha palestra começou logo depois do meio dia e eu fiquei muito feliz com aquela gente toda segurando a fome só pra me assistir.”

Em 2022 a convite da Prefeitura através do movimento Salvador Vai de Bike Daniel fez uma palestra sobre manutenção de emergência para quem pedala. Na palestra foram abordados assuntos como ferramentas e materiais necessários para a troca de uma câmara furada, entre outros. A palestra de Daniel fez parte de um grande festival em homenagem ao ciclista e a participação de Daniel foi logo após ao meio dia e mesmo assim uma turma grande segurou a fome e ficou para assistir, o que deixou Daniel muito feliz.

Participação de Daniel na TV e Rádio.

Reproduzir vídeo
Entrevista na Rádio Nazaré FM 100.7 – É mesmo Possível aprender em 4 aulas?
Reproduzir vídeo
Entrevista na Band TV – Adultos investem em aulas para aprender a andar de bicicleta
Reproduzir vídeo
Matéria para o Jornal da Manhã da TV Bahia mostrando as dificuldades para pedalar entre os ônibus de Salvador
Reproduzir vídeo
Entrevista para a Metrópole programa Empreenda com Luiz Ganem
Reproduzir vídeo
Participação no Mosaico Baiano com Maria Menezes na TV Bahia
Reproduzir vídeo
Matéria para o Nordeste Mais do SBT sobre como a bicicleta permite conhecer a cidade de forma diferente
Reproduzir vídeo
Entrevista para a Rede Nacional de Rádio sobre o Dia Mundial Sem Carro veiculada no programa Voz do Brasil

Clique aqui para ver a página original.

Matéria para o BA Record sobre a regulamentação da aplicação de multas para Pedestres e Ciclistas.

Clique aqui para ver a página original.

Reproduzir vídeo
Bastidores da gravação da entrevista na Band TV – Adultos investem em aulas para aprender a andar de bicicleta

BÔNUS

Baixe gratuitamente o Meu Livro “Manual do Ciclista Iniciante” (direto no seu e-mail).

Este PDF reúne de maneira estruturada as respostas para as dúvidas/dificuldades que são comumente enfrentadas por quem está iniciando no mundo do ciclismo. Ao ler este livro, você irá aprender como escolher a bicicleta certa na hora de comprar, entre outras coisas que irão lhe permitir pedalar com mais segurança e conforto. Este conhecimento irá lhe poupar tempo e dinheiro pois você poderá evitar cometer os erros mais comuns de quem está começando.